Este é (provavelmente) o motivo pelo qual ainda está sozinho
A auto sabotagem está a impedir que encontre um parceiro, e provavelmente, nem percebe que o está a fazer, diz psicóloga.
© iStock
Lifestyle Atenção
É a pergunta que todos os solteiros temem que lhes façam: “Porquê que ainda estás solteiro?”
“Ainda bem que pergunta, é porque sou uma pessoa horrível que nunca sai de casa”, respondeu nunca ninguém!
Aliás, a maioria dos solteiros não tem uma explicação para estar só – alguns não estão num relacionamento por escolha própria, outros porque temem compromissos, e outros porque simplesmente ainda não conheceram a pessoa certa.
Todavia, e de acordo com a psicóloga Melanie Schilling, há um motivo pelo qual muitos continuam solteiros, mesmo sem que se apercebam: auto sabotagem.
“A maioria dos indivíduos mantêm um papel ativo em se manterem solteiros”, diz a especialista. Ela descreve auto sabotagem como: “Ativamente minar e bloquear oportunidades que impliquem qualquer tipo de interação social ou que possam levar a conhecer possíveis companheiros. Essencialmente está a dizer ao mundo que não está interessado numa relação – e fá-lo quer seja consciente ou inconscientemente”.
Por isso, mesmo que ache que não está sozinho porque assim o quer, estar solteiro pode dever-se às suas próprias atitudes e modo de estar na vida.
“Normalmente as pessoas tendem a culpar fatores externos – por exemplo, ‘está muito frio, começo a sair mais e a ir a encontros quando o inverno acabar’ ou ‘não há homens suficientes’ - e no centro da auto sabotagem está apenas o medo”, explica Schilling.
“Frequentemente quando já sofremos emocionalmente no passado tornamo-nos demasiado protetores de nós próprios. E tememos sentir intimidade e vulnerabilidade com alguém. Porém há uma diferença entre ser razoavelmente cético e prejudicar a própria felicidade”, acrescenta.
Muitas das pessoas que inconscientemente sabotam as suas hipóteses de encontrar o amor, ‘agarram-se’ a três tipos de noções negativas: acerca deles próprios (‘estou melhor sozinho’), sobre os homens e mulheres em geral (‘provavelmente vão trair-me’) e acerca dos relacionamentos (‘não tenho tempo para uma relação’).
Segundo Schilling não está preparado para namorar se mantém um desses três pensamentos.
Então o que pode fazer?
Pode parecer um cliché, mas Schilling crê que primeiro tem que aprender a amar-se a si mesmo, e que só depois poderá de facto amar alguém.
“Mostre compaixão por si próprio, e reconheça e tenha consciência daquilo que está a sentir, estes são os primeiros passos que deve tomar para desenvolver relações mais positivas”, alerta.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com