Washington deverá anunciar hoje novas sanções contra Venezuela
O vice-Presidente norte-americano, Mike Pence, deverá anunciar hoje novas sanções contra a Venezuela e o adiamento das presidenciais nas quais o Presidente Nicolas Maduro espera ser reeleito.
© Reuters
Mundo Mike Pence
Pence, que deverá discursar perante a Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington, "vai anunciar novas sanções (...) e apelará a que se suspenda a impostura eleitoral de (Nicolas) Maduro", indicou à agência France Presse um responsável da administração Trump que não quis ser identificado.
A União Europeia, os Estados Unidos e uma grande parte da América Latina criticaram a decisão de Caracas de realizar a 20 de maio a eleição presidencial, normalmente organizada em dezembro, denunciando falta de transparência e de garantias de eleições livres.
A coligação da oposição venezuelana apelou ao boicote daquelas eleições e a uma grande manifestação para protestar contra o que qualifica de "fraude".
Mas as suas recentes tentativas de reacender a chama dos protestos em massa da primavera de 2017 contra o Presidente socialista, que causaram 125 mortos, não encontraram grande eco junto dos venezuelanos desanimados com a política.
A Venezuela atravessa igualmente uma grave crise económica que já obrigou centenas de milhares de habitantes a fugirem do país.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com