Quim Torra é o candidato de Puigdemont para a presidência da Generalitat
Depois de ter visto o Tribunal Constitucional espanhol suspender a lei da presidência que lhe permitia uma investidura à distância, Carles Puigdemont já escolheu o seu Plano D para lhe suceder como presidente da Generalitat.
© Wikicommons
Mundo Catalunha
Carles Puigdemont já escolheu o candidato do Juntos pela Catalunha para a presidência da Generalitat. Trata-se de Quim Torra, o presidente da Ómnium Cultural, segundo o La Vanguardia. Depois de ter visto esfumarem-se as possibilidades de uma investidura à distância com a decisão do Tribunal Constitucional espanhol de suspender a lei da presidência aprovada no parlamento catalão, era uma questão de tempo até que Puigdemont apresentasse um candidato do seu partido.
Quim Torra é assim o plano D de Puigdemont para a presidência da Generalitat, isto depois da sua investidura ter caído por terra, tal com as investiduras de Jordi Sànchez e Jordi Turull.
Depois de comunicar a sua escolha ao presidente do parlamento catalão, Roger Torrent, Carles Puigdemont tornou pública a sua escolha através de uma publicação no seu Twitter.
Na mensagem, Puigdemont agradece a Quim Torra o "esforço" e o "sacrifício" de assumir este cargo "em circunstâncias tão extremas".
O antigo presidente da Generalitat também publicou um vídeo no seu canal do YouTube onde explica as razões que o levaram a escolher Quim Torra e no qual volta a criticar a posição do governo de Madrid face à situação na Catalunha.
Tenim l'oportunitat de desplegar el mandat de l'#1oct i construir el país de llibertats i drets que milions de persones estan reclamant. @QuimTorraiPla, t'agreixo personalment l'esforç i el sacrifici d'assumir el càrrec en unes circumstàncies tan extremes https://t.co/fca7OvbSoE
— Carles Puigdemont (@KRLS) May 10, 2018
Quim Torra pode assim tornar-se o 131º presidente da Generalitat. É advogado e escritor e assumiu a presidência da Ómnium Cultural depois da morte repentina da anterior líder desta entidade, Muriel Casals.
Resta agora saber para quando Roger Torrent vai convocar uma sessão plenária de investidura no parlamento catalão.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com