Erdogan inicia visita de três dias ao Reino Unido
Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, iniciou hoje uma visita oficial ao Reino Unido, um aliado que considerou "estratégico", devendo reunir-se na terça-feira com a rainha Isabel II e com a primeira-ministra, Theresa May.
© Reuters
Mundo Presidente Turquia
A visita de três dias estará focada em questões geopolíticas e económicas. Erdogan deve abordar com a primeira-ministra britânica a situação atual na Síria e no Iraque, o acordo sobre o nuclear iraniano, do qual os Estados Unidos se retiraram, e a luta contra o terrorismo.
"O Reino Unido é um aliado estratégico, que consideramos valioso e fiável", afirmou hoje Erdogan, falando em Reading, a oeste da capital britânica, num fórum que reuniu empresários e investidores dos dois países.
"Considero a parceria entre a Turquia e o Reino Unido necessária", acrescentou.
Numa altura em que o Reino Unido prepara a sua saída da União Europeia (UE), as trocas comerciais entre os dois países estarão igualmente em foco. "Estamos preparados para cooperar mais com o Reino Unido após o 'Brexit', em todos os domínios", garantiu o Presidente turco.
Em 2017, o comércio bilateral atingiu um valor de 14 mil milhões de libras (15,8 mil milhões de euros), de acordo com os números do gabinete britânico de estatísticas. "Creio que o potencial dos dois países vai além desse número", declarou Recep Tayyip Erdogan.
O Presidente turco será recebido na terça-feira pela rainha Isabel II, no mesmo dia em que se reúne com a primeira-ministra britânica, com quem vai dar uma conferência de imprensa. Na segunda-feira, vai estar numa conferência na Chatham House.
A visita decorre a algumas semanas das eleições presidenciais e legislativas antecipadas de 24 de junho na Turquia. Erdogan domina a cena política turca há 15 anos e quer ainda reforçar o seu poder nestas eleições, que marcam a passagem para um sistema presidencial.
Várias organizações que defendem liberdades fundamentais ou representam populações curdas lançaram apelos para manifestações à margem da visita do presidente turco. Para terça-feira foi convocada uma manifestação em Londres em defesa da liberdade de imprensa na Turquia.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com