E se fosse tão fácil alugar uma arma como uma bicicleta?
Instalação artística em plena rua promete causar controvérsia num país onde as armas são tema que divide o país.
© Reprodução Twitter/Brady Center to Prevent Gun Violence
Mundo Chicago
Chama-se 'Chicago Gun Share Program' mas não é um serviço novo. É, na verdade, obra de publicidade mas também de arte.
Situada em plena Daley Plaza, no centro de Chicago, esta instalação artística propõe um polémico desafio: imaginar como seria se fosse tão fácil alugar uma arma semi-automática como é alugar uma bicicleta.
Em vez de um serviço que é comum nas cidades, que permite o aluguer de bicicletas, poderíamos assim alugar uma AR-15.
As réplicas da AR-15 também não são acaso. Trata-se da mesma arma usada no massacre numa escola na Florida, onde um antigo aluno matou 17 pessoas usando precisamente esta arma.
O debate em torno da legislação de armas continua ao rubro nos EUA desde o tiroteio na Florida, tendo havido até cadeias que optaram por deixar de vender este tipo de arma.
Conta a CNN que a conceção e execução desta ideia partiu de uma agência de publicidade, a The Escape Pod, que trabalhou em conjunto com o Brady Center to Prevent Gun Violence, uma organização que pretende diminuir a proliferação de armas no país.
"O nosso objetivo é dar início a uma conversa sobre um dos assuntos mais apaixonantes do nosso tempo e, no processo, angariar fundos para o Brady Center to Prevent Gun Violence", explicou Vinny Warren, diretor criativo da The Escape Pod, que salienta ainda que este tema "é particularmente relevante" na cidade de Chicago, uma das cidades que todos os anos se destaca na lista de crimes envolvendo armas de fogo.
Quem passar pela Daley Plaza não pode, de facto, alugar uma das réplicas. Pode, isso sim, fazer donativos e receber mais informações obre este assunto.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com