Irlanda diz sim à legalização do aborto com mais de 60% dos votos
País tem uma das legislações mais rígidas da Europa sobre esta questão.
© Global Imagens
Mundo Referendo
A Irlanda disse sim à legalização ao aborto com mais de metade dos irlandeses a votarem a favor da despenalização da interrupção voluntária da gravidez, no referendo que se realizou no país.
De acordo com a BBC, o ‘sim’ pela legalização do aborto obteve 66,4% dos votos. De salientar ainda que 64.1% da população decidiu participar no referendo.
Atualmente a lei em vigor determina que uma mulher só pode interromper a gestação se estiver em perigo de vida. A legislação foi feita há 35 anos e não contempla situações em que há má formação cerebral do feto ou casos de violação. Se uma irlandesa decidir interromper uma gravidez indesejada dentro do país pode ser condenada a 14 anos de prisão.
Legislação esta que vai agora mudar. De acordo com o primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, o Governo defende que as mulheres devem ser autorizadas a interromper a gravidez nas primeiras 12 semanas, com assistência médica certificada, algo com que mais de metade dos irlandeses manifestaram concordar neste referendo.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com