Penka, a vaca grávida condenada à morte por passar fronteira ilegalmente

Chama-se Penka e já há uma petição para a salvar.

Notícia

© iStock

Notícias Ao Minuto
02/06/2018 23:37 ‧ 02/06/2018 por Notícias Ao Minuto

Mundo

União Europeia

Uma vaca grávida foi condenada à morte depois de passar a fronteira da União Europeia. Penka, que deveria dar à luz daqui a cerca de três semanas, afastou-se do seu rebanho perto da aldeia búlgara de Kopilovtsi e atravessou a fronteira para a Sérvia, um país não pertencente à UE.

A vaca, conta o Independent, foi devolvida ao seu dono, Ivan Haralampiev, em perfeito estado de saúde, mas as autoridades búlgaras defendem que os bovinos devem ser sacrificados por causa das rígidas regras da União Europeia.

"Não cabe a nós decidir", disse um especialista veterinário, Lyubomir Lyubomirov, ao meio de comunicação. "Estamos apenas a aplicar as regras que vêm de Bruxelas"

John Flack, deputado conservador, escreveu ao primeiro-ministro da Bulgária, Boyko Borissov, e ao presidente da União Europeia, Antonio Tajani, para destacar a situação de Penka, informa o Daily Telegraph. "Certamente este é um caso em que o pragmatismo deve prevalecer sobre uma leitura estrita das regras", disse.

Diretrizes da Comissão Europeia estipulam que as vacas devem ser apresentadas em postos de controle fronteiriços com documentos que atestem que estão saudáveis. “A certificação deve acompanhar os animais quando eles são apresentados para a entrada na UE num Posto de Inspeção de Fronteiras”.

Uma petição da change.org foi iniciada para pedir ao Parlamento Europeu que abrisse uma exceção no caso de Penka.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas