Irão: Merkel reitera a Israel que Alemanha se mantém no acordo nuclear
A chanceler alemã, Angela Merkel, repetiu hoje ao homólogo israelita, Benjamin Netanyahu, que a Alemanha se mantém no acordo nuclear com o Irão, apesar de compreender a "preocupação" de Israel com as atividades do Irão na região.
© Reuters
Mundo Chanceler
"Estamos de acordo na necessidade de instar o Irão a restringir as suas ações na região", disse Merkel numa conferência de imprensa conjunta com Netanyahu.
A chanceler frisou que Berlim "condena com a maior severidade qualquer ataque a Israel" e assegurou que também se questiona sobre "a melhor maneira de impedir que o Irão obtenha armas nucleares", considerando que ela passa por manter o acordo nuclear.
Netanyahu reiterou também o seu empenho em impedir um Irão com capacidade militar nuclear e frisou que Teerão continua a defender explicitamente "a destruição" de Israel.
O primeiro-ministro israelita criticou "as agressões" iranianas na região, afirmando que o objetivo do Irão é passar dos atuais 18.00 milicianos xiitas para 80.000 em territórios de maioria sunita na região.
Em maio, o presidente norte-americano, Donald Trump, ter anunciado a saída dos Estados Unidos do acordo concluído em 2015 entre o Irão e o Grupo 5+1, constituído pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU - EUA, Rússia, China, França e Reino Unido - e a Alemanha.
Tanto os países europeus como a Rússia e a China criticaram a decisão norte-americana e manifestaram empenho em manter o acordo.
O acordo nuclear permitiu o levantamento gradual das sanções económicas e financeiras internacionais ao Irão em troca do compromisso de Teerão de limitar o seu programa nuclear a fins civis.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com