Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 22º

UE expressa solidariedade e oferece ajuda à Guatemala

A União Europeia (UE) manifestou hoje disponibilidade para apoiar o povo e as autoridades da Guatemala, indicando que ativou o serviço de emergência Copernicus para ajudar nas operações de busca na sequência da erupção do vulcão do Fogo.

UE expressa solidariedade e oferece ajuda à Guatemala
Notícias ao Minuto

12:08 - 05/06/18 por Lusa

Mundo Copernicus

"A UE expressa a sua solidariedade com o povo e as autoridades da Guatemala neste momento difícil. Os nossos pensamentos estão com todas as vítimas e as suas famílias e com os desaparecidos, assim como com as valentes equipas de intervenção imediata e com os serviços de emergência que trabalham dia e noite para salvar vidas e procurar sobreviventes", pode ler-se na nota da Comissão Europeia.

O comunicado, assinado pelo comissário europeu para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides, especifica ainda que o serviço de emergência de cartografia por satélite da UE, o Copernicus, foi ativado para ajudar nas operações de busca e resgate.

"A UE apoia o povo da Guatemala e está disposta a oferecer ajuda adicional", conclui a nota.

Pelo menos 69 pessoas morreram no domingo, na sequência da erupção do vulcão do Fogo, na Guatemala, indicou um novo balanço do Instituto de Ciências Forenses guatemalteco.

Na segunda-feira, o diretor do Instituto de Ciências Forenses guatemalteco, Fanuel Garcia, disse que apenas 17 das 69 vítimas mortais foram até ao momento identificadas.

O vulcão, situado a oeste da Cidade da Guatemala, entrou em violenta erupção no domingo, cobrindo as aldeias circundantes de cinzas incandescentes e lava, dando pouco tempo aos residentes nas imediações para fugir.

De acordo com a agência de gestão de desastres, CONRED, pelo menos 46 pessoas ficaram feridas.

As autoridades indicaram que mais de 3.200 pessoas de povoações na zona foram retiradas das habitações devido à queda das cinzas, que afetam uma área com perto de 1,7 milhões de pessoas.

O Instituto de sismologia guatemalteco anunciou que o vulcão, de 3.763 metros de altura, está a voltar à atividade normal, mas advertiu que as ravinas, de até 80 metros de profundidade, estão cheias de matéria vulcânica, não excluindo a ocorrência de uma nova erupção.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório