Conferência Episcopal vai reunir-se com Presidente da Nicarágua
O Presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, concordou reunir-se hoje com os bispos da Conferência Episcopal para discutir um possível reinício do diálogo com a oposição, devido à crise sociopolítica, a mais sangrenta desde os anos 80.
© Reuters
Mundo Diálogo
A reunião, proposta pelos bispos, "foi aceite pelo Presidente e vai ser realizada às 15:00 (21:00 em lisboa) na Casa dos Povos", anunciou a Conferência Episcopal em comunicado.
O papa Francisco manifestou no domingo a dor pelos atos violentos que ocorrem na Nicarágua, como resultado da crise sociopolítica, e apelou para que o diálogo seja retomado, e se respeite a liberdade e a vida das pessoas.
Na quarta-feira, a Comissão Interamericana dos Direitos Humanos (CIDH) confirmou 127 mortos na Nicarágua devido aos protestos de rua e denunciou um agravamento da repressão. Pelo menos 1.200 pessoas ficaram feridas nos confrontos, indicou.
A CIDH afirmou, na sequência de um relatório elaborada pela equipa que se deslocou à Nicarágua, que a escalada de violência continua, com utilização de grupos paramilitares vestidos à civil que disparam contra estudantes e outros cidadãos que se manifestam contra o governo de Daniel Ortega.
A Nicarágua vive desde há quase 50 dias uma crise sociopolítica, a mais sangrenta desde os anos 80.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com