Segurança é maior prioridade para região euro-asiática
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, considerou hoje que a segurança é "a maior prioridade" para a região euro-asiática, durante a sua intervenção na cimeira da Organização para a Cooperação de Xangai.
© Reuters
Mundo Narendra Modi
Narendra Modi frisou que só garantindo a segurança da região é que a Organização para a Cooperação de Xangai pode ser uma organização "segura e conectada".
O líder indiano destacou especialmente a importância da "conexão física e digital", que está "a mudar a definição de geografia", e manifestou o seu apoio a "projetos internacionais proeminentes".
"A conexão não significa apenas comunicação física, a parte humana é igualmente importante. As relações interpessoais e o intercâmbio de ideias devem ser assuntos com igual prioridade para nós", disse.
A Índia aderiu a esta organização no ano passado.
Como exemplo, Modi indicou que apenas 6% dos visitantes que a Índia recebe procedem de países da Organização para a Cooperação de Xangai.
O encontro deste fim-de-semana da Organização de Cooperação de Xangai, que conta com vários países da eurásia, é dedicado a questões de segurança, economia e política.
Esta organização, liderado por Pequim, é vista como uma tentativa de desafiar a ordem global assegurada pelo ocidente. O grupo é dominado pela China e Rússia e inclui ainda o Cazaquistão, Uzbequistão, Quirguistão e Tajiquistão.
Fundado em 2001, foi inicialmente concebido como um mecanismo de resolução de disputas fronteiriças, de luta antiterrorismo e, de forma mais implícita, para contrariar a influência norte-americana na Ásia Central, após a invasão do Afeganistão.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com