Líder das FARC felicita Presidente eleito da Colômbia Iván Duque
O líder do partido político FARC, Rodrigo Londoño, felicitou no domingo o Presidente eleito da Colômbia, Iván Duque, e afirmou que respeita "a decisão das maiorias".
© Reuters
Mundo Guerrilha
"É um momento de grandeza e reconciliação, respeitamos a decisão das maiorias e felicitamos o novo Presidente", escreveu o ex-guerrilheiro "Timochenko", na sua conta na rede social Twitter.
Na sua mensagem, Rodrigo Londoño disse que "os caminhos da esperança estão abertos".
Segundo a autoridade eleitoral colombiana, o candidato da direita Iván Duque foi eleito no domingo, na segunda volta, Presidente com 53,95% dos votos, contra 41,83% de Gustavo Petro, o candidato da esquerda.
A Colômbia elegeu um novo chefe de Estado desde a paz com a ex-guerrilha das FARC.
Após mais de meio século de guerra, a paz voltou a ter uma oportunidade na Colômbia após o anúncio de um acordo definitivo de paz em 12 de novembro de 2016 entre o Governo do Presidente cessante Juan Manuel Santos e a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), que se converteu num partido político.
No entanto, o agora eleito Presidente Iván Duque Márquez, que assumirá o cargo em 07 de agosto, prometeu modificar o pacto assinado.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com