Revolta na Malásia depois de homem de 41 anos ter casado com menina de 11
Os muçulmanos malaios podem casar com uma idade inferior a 16 anos se um tribunal religioso aprovar o matrimónio, algo que não aconteceu neste caso.
© Reuters
Mundo Polémica
O casamento de um homem malaio de 41 anos com uma menina tailandesa de 11 anos está a gerar grande controvérsia na Malásia, refere o The Guardian. A Malásia é um país maioritariamente muçulmano e até permite que jovens com menos de 16 anos desta religião possam casar, mas apenas se o casamento tiver a aprovação de um tribunal religioso.
Só que neste caso não há registo da autorização deste tribunal e o matrimónio aconteceu no mês passado no sul da Tailândia. Agora o homem pode enfrentar uma pena de prisão de seis meses caso se comprove que casou com a menina sem permissão das autoridades religiosas.
“Os nossos agentes foram a casa deles e conheceram a mãe da rapariga. Vamos aguardar por mais informações antes de tomarmos uma decisão”, disse o adjunto do primeiro-ministro, Wan Azizah Wan Ismail, de acordo com o Sunday Star.
Cerca de 16 mil raparigas com menos de 15 anos já estão casadas na Malásia e os ativistas dos direitos das crianças naquele país pedem uma reforma desta lei de forma a acabar com o casamento infantil. “Casar com uma rapariga de 11 anos é semelhante ao comportamento de um pedófilo”, disse Syed Azmi Alhabshi.
A Unicef também já se mostrou “revoltada” com este caso. “É chocante e inaceitável. A Unicef pede ao governo malaio que cumpra com a sua promessa de banir o casamento infantil”, afirmou Marianne Clark- Hattingh, a representante da entidade na Malásia.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com