Meteorologia

  • 16 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Revolta na Malásia depois de homem de 41 anos ter casado com menina de 11

Os muçulmanos malaios podem casar com uma idade inferior a 16 anos se um tribunal religioso aprovar o matrimónio, algo que não aconteceu neste caso.

Revolta na Malásia depois de homem de 41 anos ter casado com menina de 11
Notícias ao Minuto

17:30 - 01/07/18 por Fábio Nunes

Mundo Polémica

O casamento de um homem malaio de 41 anos com uma menina tailandesa de 11 anos está a gerar grande controvérsia na Malásia, refere o The Guardian. A Malásia é um país maioritariamente muçulmano e até permite que jovens com menos de 16 anos desta religião possam casar, mas apenas se o casamento tiver a aprovação de um tribunal religioso.

Só que neste caso não há registo da autorização deste tribunal e o matrimónio aconteceu no mês passado no sul da Tailândia. Agora o homem pode enfrentar uma pena de prisão de seis meses caso se comprove que casou com a menina sem permissão das autoridades religiosas.

“Os nossos agentes foram a casa deles e conheceram a mãe da rapariga. Vamos aguardar por mais informações antes de tomarmos uma decisão”, disse o adjunto do primeiro-ministro, Wan Azizah Wan Ismail, de acordo com o Sunday Star.

Cerca de 16 mil raparigas com menos de 15 anos já estão casadas na Malásia e os ativistas dos direitos das crianças naquele país pedem uma reforma desta lei de forma a acabar com o casamento infantil. “Casar com uma rapariga de 11 anos é semelhante ao comportamento de um pedófilo”, disse Syed Azmi Alhabshi.

A Unicef também já se mostrou “revoltada” com este caso. “É chocante e inaceitável. A Unicef pede ao governo malaio que cumpra com a sua promessa de banir o casamento infantil”, afirmou Marianne Clark- Hattingh, a representante da entidade na Malásia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório