Damasco recupera posto fronteiriço há três anos nas mãos dos rebeldes
As forças do regime sírio e do seu aliado russo recuperaram hoje um posto fronteiriço com a Jordânia, Nassib, mais de três anos depois de ter sido conquistado pelos rebeldes, indicou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
© Reuters
Mundo Regime
"Veículos da polícia militar russa e representantes da administração (síria) das fronteiras chegaram ao posto (...) sem combate", disse o diretor da OSDH, Rami Abdel Rahmane, à agência France Presse.
A agência noticiosa oficial síria SANA indicou por seu turno que "a bandeira síria foi içada no posto de Nassib".
A recuperação deste posto estratégico, placa giratória das trocas comerciais entre a Síria e a Jordânia, acontece quando estará prestes a ser concluído um acordo entre os rebeldes e negociadores russos.
"O posto de Nassib ficará sob administração civil síria e supervisão russa" no âmbito daquele acordo, disse à AFP Hussein Abazeed, porta-voz do comando rebelde conjunto do sul.
As forças do regime ajudadas pela Rússia lançaram a 19 de junho uma ofensiva para recuperar os territórios insurgentes no sul da Síria, nomeadamente na província de Deraa, onde em março de 2011 começou a contestação ao regime de Bashar Al-Assad, cuja repressão deu início à guerra civil que já causou mais de 350.000 mortos e milhões de deslocados.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com