Giuliano, o padre que deixou o sacerdócio para casar com o namorado
Apesar de ter deixado o sacerdócio, Giuliano não deixou de ter fé em Deus e continua a ir à missa.
© iStock
Mundo Igreja
Giuliano Costalunga tem 48 anos e, até ao ano passado, era padre em duas localidades italianas. No entanto, o amor por outro homem fê-lo abandonar o sacerdócio, mas não a fé.
Giuliano começou por reduzir o número de missas que dava, porque já vivia com o namorado, Paolo, até que, em fevereiro deste ano, enviou uma carta ao bispo de Verona a pedir que fosse dispensado das obrigações clericais para poder casar com Paolo.
Conta o jornal La Vanguardia que Giuliano decidiu mudar-se para as Canárias, juntamente com Paolo, porque em Espanha o casamento homossexual é reconhecido por lei.
Dois meses depois, o casal dava o nó perante amigos e familiares que apoiam o seu amor.
O casal conheceu-se em 2015 quando o então pároco visitava doentes oncológicos num hospital de Verona. Um desses pacientes era Paolo. A ligação entre os dois foi tornando-se mais forte, até que ambos perceberam que era mais do que amizade.
A igreja, por seu turno, não reagiu da melhor forma. O bispo de Verona classificou o amor dos dois como uma “dolorosa situação familiar” e lembrou que uma vez sacerdote, sacerdote para toda a vida, pois só a Santa Sé pode libertar Giuliano do estatuto clerical.
“Voltei a ser um simples laico, mas profundamente enamorado da fé por Deus. Digo ao meu marido que o amo, mas que adoro Deus. Rezamos juntos e isto ajuda-me a seguir em frente”, disse Giuliano.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com