Congresso do Peru aprova demissão de membros da Magistratura
O Congresso do Peru aprovou, por unanimidade, a demissão dos membros do Conselho Nacional da Magistratura (CNM), implicados num escândalo de corrupção conhecido após a divulgação de conversas telefónicas.
© iStock
Mundo Conselho Nacional
Durante uma sessão plenária extraordinária convocada pelo Presidente peruano, Martín Vizcarra, a proposta de destituição dos sete membros recebeu os votos dos 119 legisladores presentes.
Os congressistas debateram durante duas horas o relatório da comissão de justiça que recomendava as demissão.
"A remoção de membros da CNM é um passo fundamental para reformar o sistema de justiça do nosso país", defendeu Vizcarra.
Numa publicação na sua conta na rede social Twitter, o Presidente saudou a decisão do Congresso: "Agora temos que continuar a trabalhar para restaurar toda a confiança dos peruanos nas suas instituições".
O escândalo de corrupção tornou-se público na semana passada com a divulgação de uma série de escutas telefónicas que revelou uma extensa rede de tráfico de influência, suborno e prevaricação ao mais alto nível do sistema judiciário, incluindo altos magistrados, empresários e políticos, tendo mesmo levado o ministro da Justiça a apresentar a demissão do cargo.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com