Mais de 17 mil pessoas deslocadas na Colômbia devido a conflitos armados
Pelo menos 17.825 pessoas foram deslocadas na Colômbia no primeiro semestre de 2018 por causas associadas ao conflito armado em 11 dos 32 departamentos que formam o país, informou hoje o Provedoria de Justiça.
© iStock
Mundo Bogotá
O departamento (distrito) mais afetado é o norte de Santander, na fronteira com a Venezuela, onde se registaram 54% das deslocações, salientou a Provedoria, em comunicado.
A situação também afeta os departamentos de Antioquia, Córdoba, Chocó, Vale do Cauca, Cauca, Nariño, Risaralda, Guaviare, Arauca e Meta.
O documento salienta que as deslocações ocorreram "por causas associadas ao conflito armado interno no país".
A Provedoria de Justiça acrescenta que o número "representa um aumento significativo nas tendências de deslocação forçada, tendo em conta que, ao longo de 2017, foram deslocadas 12.841 pessoas".
De acordo com a Provedoria de Justiça, a área mais afetada é a região de selva de Catatumbo, que faz parte do departamento do norte de Santander, onde "foram deslocadas 9.686 pessoas (2.986 famílias), correspondentes a 54% do total das pessoas afetadas".
O Catatumbo, composto por onze municípios, é uma região de selva considerada das mais problemáticas na Colômbia, devido à presença de vários grupos guerrilheiros, grupos criminosos e traficantes de drogas, sendo uma das áreas com mais plantações de cocaína no país.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com