O presidente dos Estados Unidos escreveu hoje na sua página de Twitter que todos aqueles que ousarem "entrar em negociações com o Irão, não o farão com os EUA".
A tensão entre os dois países voltou a aumentar depois de Trump ter decidido voltar a aplicar sanções ao país por considerar que este não estava a cumprir as medidas impostas pelo acordo nuclear.
As afirmações de Trump surgem depois de o ministro britânico das Relações Exteriores, Alistair Burt, ter tentado acalmar as empresas britânicas assegurando-lhes que o "estatuto de bloqueio" aprovado pela UE as protegeria das sanções.
"Trata-se de uma decisão das empresas se querem ou não continuar a trabalhar com o Irão", disse.
Em resposta, Trump afirmou: "Quem fizer negócios com o Irão não os fará com os EUA. Estou a pedir a paz mundial, apenas isso".
The Iran sanctions have officially been cast. These are the most biting sanctions ever imposed, and in November they ratchet up to yet another level. Anyone doing business with Iran will NOT be doing business with the United States. I am asking for WORLD PEACE, nothing less!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 7 de agosto de 2018
Em declarações aos jornalistas, esta segunda-feira, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, afirmou que o restabelecimento das sanções - o primeiro conjunto começou a ser aplicado ontem - constitui um importante pilar da política dos EUA face ao Irão.