Ex-primeiro-ministro francês vai mesmo concorrer à Câmara de Barcelona
Manuel Valls será o rosto do Ciudadanos para as eleições autárquicas de 2019. Partido justifica escolha inédita devido a situação "extraordinária" na Catalunha.
© Reuters
Mundo Manuel Valls
O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls será o candidato do partido espanhol Ciudadanos, de centro-direita, à Câmara Municipal de Barcelona.
Esta possibilidade já vinha sendo adiantada há algum tempo e, segundo o El País, o acordo entre o partido de Albert Rivera e Manuel Valls estará praticamente fechado.
O antigo primeiro-ministro socialista, que governou durante o mandato de François Hollande, tem origem catalã e tem sido bastante crítico em relação à vaga independentista na Catalunha.
Segundo o mesmo diário espanhol, Manuel Valls vai criar uma plataforma política que se irá coligar ao Ciudadanos, facto inédito na vida do partido de centro-direita espanhol, que tem rejeitado este tipo de candidatura.
No entanto, perante a situação "extraordinária" na Catalunha, justifica Inés Arrimadas, representante do partido em Barcelona, o Ciudadanos acabou por optar pela candidatura de Manuel Valls. Os principais líderes do partido fundado para combater o independentismo na Catalunha deixam o protagonismo para o ex-primeiro-ministro francês, mas não temem perder força por causa disso.
Para além da situação "extraordinária" que se vive na Catalunha, o Ciudadanos justifica a escolha em Valls devido ao perfil europeísta do candidato, assim como pela importância que o partido atribui a uma vitória em Barcelona.
Nas últimas eleições, o partido de Albert Rivera conseguiu cinco assentos na Câmara de Barcelona.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com