Espanhol que violou menor foi apanhado. Estava em fuga há 12 anos
Esteban Vacas García era um dos homens mais procurados da Europa.
© Reprodução/Cuerpo Nacional de Policia
Mundo Salamanca
Esteban Vacas García foi finalmente detido depois de estar em fuga desde 2006.
Em 2006, Esteban, atualmente com 49 anos, foi condenado a 16 anos de cadeia por ter violado repetidas vezes uma menor de 15 anos, filha de uma ex-companheira sua. Além de violar a menor, agrediu-a e ameaçou de morte a mãe e a irmã da jovem.
Antes de começar a cumprir pena, fugiu sem deixar rasto.
A polícia espanhola deteve-o na última quarta-feira. Esteban continua estava a viver na casa onde crescera, em Salamanca.
As autoridades contam que durante estes anos, o violador manteve-se longe dos holofotes. Saía raramente de casa e quando o fazia era sempre de madrugada. Para se esconder durante todo este tempo tinha construído um esconderijo debaixo do balcão da cozinha.
Ao longo dos anos, as autoridades continuaram atentas aos movimentos de familiares do violador em toda a Espanha. Admitiam até a possibilidade de ele já ter fugido do país, ainda que estivesse na lista de homens mais procurados da Europol.
Em 2016, após a divulgação da foto no Twitter, a polícia obteve "resultados positivos". Esta quarta-feira, munida de indícios e de um mandado de busca, entraram na casa onde ele tem vivido e descobriram o esconderijo.
As imagens da detenção foram partilhadas pela própria polícia nas redes sociais.
Detenido en #Salamanca, gracias a la colaboración ciudadana a través de @Twitter, uno de los fugitivos más buscados en #Europa condenado a 16 años de prisión por abusar de la hija de su pareja sentimental. Llevaba huido desde 2006 pic.twitter.com/5KN1IuF1tc
— Policía Nacional (@policia) September 27, 2018
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com