Suíça criminaliza descriminação contra LGBTQ

A homofobia e a transfobia passam a ser punidas com uma pena que pode chegar aos três anos de prisão.

Notícia

© iStock

Fábio Nunes
02/10/2018 14:54 ‧ 02/10/2018 por Fábio Nunes

Mundo

Suíça

A Suíça aprovou uma lei que criminaliza a descriminação contra os LGBTQ, adianta o Dazed. O que significa que se alguém for considerado culpado de homofobia ou transfobia passa a enfrentar a possibilidade de ser condenado a uma pena de até três anos de prisão.

118 deputados suíços votaram a favor da mudança na lei. 60 votaram contra e cinco abstiveram-se. A decisão segue o exemplo de outros países como a Índia e a Trindade e Tobago, que aprovaram leis que garantem mais direitos à comunidade LGBTQ.

Numa altura em que a homofobia e transfobia estão a crescer na Suíça, a aprovação desta lei está a ser vista como um triunfo pela comunidade LGBTQ.

Mathias Reynard, membro do Partido Social Democrata, que liderou a campanha para alterar o código penal suíço mostrou-se satisfeito com a decisão. “A homofobia não é uma opinião, é um crime. A vitória manda uma mensagem forte”, afirmou. O deputado social-democrata já está a trabalhar para tentar legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo na Suíça.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas