Torra envia carta a Trump e ao Papa a pedir mediação na Catalunha
Carta enviado a Pedro Sánchez foi também endereçada a vários líderes internacionais. Presidente da Generalitat garante que não procura "conseguir a independência imediata”, mas sim garantir “um referendo legal e vinculativo".
© Reuters
Mundo Independência
O presidente da Generalitat (governo catalão), Quim Torra, enviou uma carta ao líder do governo espanhol, Pedro Sánchez, mas também a líderes internacionais, a pedir mediação no processo separatista catalão.
O documento, a que o El Periodico teve acesso, foi enviado ao presidente norte-americano, Donald Trump, ao Papa Francisco, ao presidente chinês, Xi Jinping, e aos governos do Kosovo e Ucrânia, países sensíveis a questões independentistas.
Nessa carta, o presidente catalão garante que não procura “conseguir a independência imediata”, mas sim garantir “um referendo legal e vinculativo e justo em que ambas as partes se comprometam em aceitar o resultado”.
Quim Torra salienta que “será cada vez mais difícil” avançar nas negociações devido à prisão dos líderes independentistas e propõe a Pedro Sánchez que faça com que os líderes catalães aguardem pelo julgamento em liberdade.
Para além disso, Torra faz questão de internacionalizar o processo de independência catalão e pede “um ou mais mediadores institucionais e observadores que facilitem o avanço de um diálogo substantivo”.
O governo espanhol confirmou ao El Periodico que recebeu a carta e garante que não tem qualquer ultimato. No entanto, fontes diplomáticas ouvidas pela jornal catalão manifestaram mal-estar pela pressão criada por Quim Torra ao tentar internacionalizar o caso.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com