Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Chanceler alemã rejeita acordo no Brexit "a qualquer preço"

A chanceler Angela Merkel disse hoje que a Alemanha quer que a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) a 29 de março seja ordenada, "mas não a qualquer preço".

Chanceler alemã rejeita acordo no Brexit "a qualquer preço"
Notícias ao Minuto

16:13 - 15/10/18 por Lusa

Mundo Angela Merkel

Merkel indicou que estava esperançada que a UE e o governo britânico chegassem a um acordo sobre o 'Brexit', considerando que "de momento, parece outra vez um pouco mais difícil".

"Não podemos permitir que o nosso mercado único, que é realmente a nossa vantagem competitiva, seja destruído com tal saída", disse a chanceler durante uma conferência de exportadores alemães.

"Por isso, isto requer muita delicadeza. E se não se conseguir esta semana devemos continuar a negociar, embora haja a pressão do tempo", adiantou.

As negociações entre o Reino Unido e a UE parecem ter chegado a um novo impasse neste fim de semana, dois dias antes do início, na quarta-feira, de um Conselho Europeu em Bruxelas, devido à questão da fronteira entre a Irlanda e a província britânica da Irlanda do Norte.

O primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, disse hoje que um acordo do 'Brexit' poderá só ser alcançado num conselho europeu em novembro ou em dezembro.

"Estamos num momento delicado. Eu sei que algumas pessoas estão otimistas sobre um acordo sobre a saída esta semana. Eu tenho que dizer que eu sempre pensei que era improvável e novembro ou dezembro eram as melhores oportunidades para um acordo", afirmou aos jornalistas em Dublin.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, vai hoje informar os deputados britânicos na Câmara dos Comuns sobre o andamento das negociações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório