Jenny tornou-se a mulher mais rápida a dar a volta ao mundo em bicicleta
Ciclista escocesa bate recorde de velocidade à volta do mundo
© The Adventure Syndicate
Mundo Guinness
Duas rodas, quatro continentes, 16 países, 124 dias e quase 29 mil quilómetros... foi esta a aventura de Jenny Graham e que lhe garantiu o recorde do Guinness de mulher mais rápida a dar a volta ao mundo em bicicleta. A ciclista escocesa conseguiu acabar o percurso três semanas antes do recorde estabelecido anteriormente.
Jenny, de 38 anos, uma escocesa de Inverness, chegou a Brandenburg Gate, em Berlim, esta quinta-feira e completou a façanha com menos 20 dias do que os 144 que Paola Gianotti precisou em 2014.
"Quis ver até onde é que conseguia ir. Agora já pedalei à volta do mundo. Por vezes foi difícil, mas consegui ultrapassar os obstáculos e foi fantástico", revelou ao Guardian.
A viagem começou em Berlim a 16 de junho e Jenny pedalava cerca de 15 horas por dia e sem apoio, a carregar consigo tudo o que precisava. Percorria à volta de 250 quilómetros diários.
"Eu sabia que queria fazer alguma coisa sozinha para testar a minha habilidade física e mental. Aqui estou de volta a Berlim, nem acredito", acrescentou.
Da Alemanha, viajou para a Polónia, Letónia e Lituânia, bem como a Rússia, Mongólia e China. Passou pela Austrália, Nova Zelândia e Canadá, Estados-Unidos, Portugal e Espanha, antes de se dirigir para a Alemanha por França, Bélgica e Holanda.
No total, a viagem incluiu quatro voos e um barco. Para agora tornar o recorde oficial, o Guinness World Records precisa ainda de confirmar os dados e registos da viagem.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com