Talibãs ameaçam bloquear estradas afegãs durante as eleições
Os talibãs ameaçaram hoje boicotar, através do bloqueio de várias estradas afegãs, as eleições parlamentares deste sábado no Afeganistão, que consideram ter como objetivo legitimar a presença de tropas internacionais no país.
© Reuters
Mundo Sábado
"Os combatentes do Estado Islâmico (como se autodenominam os talibãs) pretendem fechar todas as estradas principais e secundárias do país no dia das eleições e, portanto, todos os afegãos devem permanecer em casa", afirmaram, em comunicado.
Os insurgentes enfatizaram que todos os afegãos "e especialmente os habitantes das cidades" devem abster-se de participar nas eleições.
"Participar neste processo é ajudar os invasores na implementação dos seus planos, que são ilegais do ponto de vista religioso e vão contra os nossos valores e interesses nacionais", concluiu o mesmo comunicado.
Na quarta-feira, um deputado afegão que se apresentava como candidato às legislativas do próximo sábado morreu na sequência de um atentado à bomba durante uma ação de campanha eleitoral, na província de Helmand.
Os talibãs reivindicaram o atentado contra o membro do parlamento numa mensagem difundida através da rede social Twitter.
Um dia depois, o general Abdul Raziq foi também assassinado, ao fim de numerosas tentativas, pelos talibãs, que conseguiram infiltrar uma reunião de dirigentes e eliminar um dos seus opositores mais ferozes.
Nos últimos meses, o Afeganistão sofreu dezenas de ataques contra alvos eleitorais, como trabalhadores envolvidos no processo, candidatos e eleitores.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com