Afinal, quem recebeu os pacotes suspeitos nos Estados Unidos?

Os Estados Unidos estão em alerta depois de, nos últimos dias, terem sido enviados pelo menos sete pacotes suspeitos para figuras proeminentes. Mas, afinal, quem recebeu o quê? O casal Clinton, Barack Obama e a CNN estão entre os alvos. Mas há mais.

Notícia

© Reuters

Sara Gouveia
24/10/2018 20:35 ‧ 24/10/2018 por Sara Gouveia

Mundo

Estados Unidos

Nos últimos dias foram enviados pelo menos sete pacotes suspeitos para várias figuras políticas importantes nos Estados Unidos. Tudo começou segunda-feira com George Soros quando um pacote suspeito foi enviado para a residência do multimilionário em Bedford, Nova Iorque, esta segunda-feira, dia 22. Segundo fonte das autoridades revelou à CNN, o filantropo não foi afetado e foi considerado seguro logo nesse dia.

Entre terça e quarta-feira, seguiram-se Hillary e Bill Clinton. Os Serviços Secretos norte-americanos intercetaram correio dirigido à morada residencial dos Clinton no condado de Westchester, também no Estado de Nova Iorque, na noite de terça-feira, dia 23. Tendo sido depois a vez de Barack Obama, cujo correio suspeito foi intercetado pelos Serviços Secretos, na manhã desta quarta-feira, dia 24, endereçado à casa do antigo presidente norte-americano em Washington DC.

CNN/John Brennan/Time Warner Center seguiram-se. Um pacote que parecia conter um "engenho explosivo funcional", e onde dentro da mesma embalagem foi encontrado também um envelope que continha um pó branco, foi enviado para a sede da CNN em Nova Iorque, na quarta-feira, e tinha como destinatário o ex-diretor da CIA, John Brennan, e a Time Warner Center (CNN). E o caos começou.

A morada do escritório da congressista democrata Debbie Wasserman Schultz era a morada que constava do remetente de vários pacotes, incluindo o que foi enviado aos Clinton e ao ex-procurador geral Eric Holder. No caso de Holder a morada estava errada e o envelope acabou a ser devolvido ao remetente: O escritório de Shultz na Florida -  o local acabou por ser mandado evacuar na quarta-feira de manhã.

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, deu conta durante a conferência de imprensa que fez em conjunto com o mayor nova-iorquino, Bill de Blasio, e com o responsável da Polícia de Nova Iorque, James P. O’Neill, que também tinha sido enviado um pacote para o seu escritório em Manhattan. Uma situação que "estava a ser resolvida".

Para o Capitol Heights foi outro. O alerta soou depois de as autoridades que fazem a triagem da correspondência enviada aos congressistas norte-americanos terem encontrado outro pacote dirigido à democrata e membro da Câmara dos Representantes, Maxine Waters. Mais tarde, outro pacote com Maxine Waters como destinatária foi encontrado em Los Angeles.

Joe Biden, o ex-vice presidente norte-americano, recebeu dois pacotes, esta quinta-feira, que acabaram por ser intercetados pelas autoridades em Delaware. Depois, no mesmo dia, foi a vez de uma figura pública, o ator Robert de Niro, uma voz publicamente crítica da administração Trump, receber mais uma embalagem semelhante às restantes.

Esta sexta-feira foram encontrados mais três pacotes suspeitos. Os destinatários eram: o senador democrata Cory Booker, o ex-diretor dos Serviços Secretos, James Clapper e a senadora democrata Kamala Harris. As embalagens encontradas terão as mesmas características das encontradas anteriormente, com engenhos explosivos no interior.

No total foram encontrados, para já, 13 encomendas suspeitas e Cesar Sayoc Jr., de 56 anos de idade, foi o primeiro detido como principal suspeito da autoria do envio das encomendas com explosivos improvisados.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já reagiu aos incidentes afirmando que os Estados Unidos não vão tolerar "atos ou ameaças de violência política, de qualquer tipo". 

[Notícia atualizada a 26 de outubro com novas informações]

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas