Brexit: May vai pedir ajuda a Merkel para mudar acordo de 'divórcio'
Após tomar o pequeno-almoço em Haia com o primeiro-ministro holandês, a líder britânica seguirá para a Alemanha.
© Reuters
Mundo Primeira-ministra
A última segunda-feira deveria ter sido dedicada a votação sobre o acordo de Brexit. Mas perante a perspetiva de derrota, Theresa May decidiu adiar a votação para data ainda a definir.
Esta terça-feira, a primeira-ministra britânica partiu para um pequeno périplo europeu para tentar uma saída organizada, ao invés do cenário imprevisível de 'hard Brexit' que continua a pairar.
Depois de um encontro com Mark Rutte, primeiro-ministro holandês, May partirá para a Alemanha para um encontro com Angela Merkel que poderá ser decisivo.
Segundo a Reuters, eis o que Theresa May vai propor a Merkel: uma ajuda para levar a cabo mudanças ao acordo de 'divórcio' que já estava acertado com a União Europeia. Falamos, em concreto, do acordo que seria votado no parlamento britânico e que foi adiado, para May evitar uma derrota que incluiria votos contra de membros do seu próprio partido. Eis o outro problema: Bruxelas já fez saber que pode dar "garantias adicionais", mas uma nova renegociação do acordo está fora de hipótese.
Neste momento, o futuro próximo do Reino Unido é uma incógnita. May encontra-se sob pressão da oposição, de uma fatia considerável do próprio partido. Ao mesmo tempo, propõe aos deputados que votem a favor de um acordo que tem sido alvo de críticas, já que a alternativa é uma saída sem acordo, o que seria uma incógnita ainda maior num processo já de si marcado por incertezas.
A 29 de março, caso não revogue unilateralmente o Brexit, o 'divórcio' entre a União Europeia e o Reino Unido será uma certeza. Resta saber em que condições.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com