Controladores aéreos do Canadá enviam pizzas aos colegas americanos
Gesto de solidariedade por parte dos profissionais canadianos na sequência da paralisação parcial do governo federal dos EUA, que deixa milhares de controladores aéreos a trabalhar sem receber salário.
© iStock
Mundo Paralisação
Os controladores de tráfego aéreo canadianos compraram, nos últimos dias, centenas de pizzas para os seus homólogos americanos, num mostra de apoio durante a paralisação parcial do governo dos Estados Unidos.
O responsável pela Associação Canadiana de Controlo de Tráfego Aéreo, Peter Duffey, indicou no domingo que a iniciativa teve início na semana passada, quando o centro de controlo aéreo de Edmonton, na província canadiana de Alberta, comprou tartes para os seus colegas americanos de Anchorage, no Alasca. Outros centros de controlo seguiram o exemplo e a ideia pegou.
“Quando fomos a ver, os nossos membros já estavam a comprar pizzas a torto e a direito para os colegas nos Estados Unidos. Neste momento, acreditamos que 36 centros receberam pizzas dos colegas do Canadá, mas o número continua a crescer”, indicou Duffey, citado pela AP.
What started as one gesture of #solidarity from YEG ACC controllers to those in ANC, is now a pizza wave with CATCA ACC and Tower members sending pizzas all over the US. Our CATCA members stand with our @NATCA brothers and sisters!
— CATCA (@CATCA5454) 13 de janeiro de 2019
A agência de informação recorda que cerca de 10 mil controladores de tráfego aéreo norte-americanos têm estado a trabalhar sem receber, por causa do ‘shutdown’ do Congresso, ou seja, a interrupção do funcionamento do governo federal, por bloqueio de financiamento, sendo afetados todos os serviços considerados não essenciais.
A paralisação, sublinhe-se, é já a mais longa da história, cumprindo 22 dias, afetando numerosas agências federais e deixando mais de 800 mil funcionários sem salários.
Este encerramento parcial acontece porque o Congresso se recusa a incluir no projeto de orçamento para o ano fiscal em curso o financiamento de 5,7 milhões de dólares (cerca de cinco mil milhões de euros) para a construção de um muro ao longo de toda a fronteira com o México.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com