EUA enaltecem abordagem "mais séria" do Irão
Os Estados Unidos enalteceram hoje a abordagem mais séria que o Irão demonstrou nas discussões sobre o seu programa nuclear, concluídas hoje em Genebra, na Suíça.
© Lusa
Mundo Programa nuclear
O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, qualificou como "útil" a exposição de Teerão sobre o seu programa nuclear e referiu que tal se traduziu numa aproximação "séria e substantiva".
"Não tínhamos sentido isso no passado", acrescentou Jay Carney, citado pela France Presse.
Por seu lado, a Rússia não considerou a existência de "razões para aplaudir" as negociações entre o Irão e o grupo 5+1, formado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas - EUA, China, Rússia, Reino Unido e France - mais a Alemanha.
"Os resultados são melhores que os de Alma-Aty [negociações anteriores], mas não garante o progresso futuro. Não há motivo para aplaudir. O trabalho poderia ter sido melhor", disse o vice-ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Riabkov, citado por agências de notícias russas.
De acordo com Ryabkov, a distância para conciliar as posições do Irão e do grupo 5+1 "é medido em quilómetros, enquanto o progresso por este caminho não tem equivalente a meio metro".
O governante russo sublinhou que as negociações em Genebra foram "difíceis, por vezes tensas e imprevisíveis do ponto de vista dos resultados", frisando que a principal dificuldade residiu na "ausência de confiança mútua entre os participantes mas negociações".
As negociações entre o Irão e o grupo 5+1 sobre a questão da suspensão do enriquecimento de urânio decorrem há muito tempo.
O Ocidente suspeita que o Irão pretende desenvolver uma bomba atómica sob a cobertura de um programa nuclear civil, mas Teerão nega com veemência.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com