Durante 'shutdown', Bush entrega pizzas a agentes dos serviços secretos
Ex-presidente deixou mensagens aos atores políticos da atualidade
© Instagram/George W. Bush
Mundo Ex-presidente
Há quase um mês que o serviços federais norte-americanos se encontram em paralisação parcial - o chamado 'shutdown'.
O 'shutdown' afeta mais de 800 mil funcionários públicos. Há vários museus e parques naturais encerrados, muitos outros serviços condicionados, para além de haver muitos funcionários que se encontram a trabalhar, sem receber ordenado.
Nesta última categoria estão os agentes dos serviços secretos, nomeadamente os que integram a equipa que garante a segurança a George W. e Laura Bush, casal que antecedeu o casal Obama na Casa Branca.
No seu Instragram, o antigo presidente deu conta da oferta que fez aos seus agentes, numa entrega de pizza que foi também uma forma de entregar uma mensagem política a todos.
Na publicação, Bush agradece o serviço destes agentes e deixa um apelo a que "os líderes de ambos os lados ponham a política de parte e se juntem para pôr fim a este 'shutdown'", pode ler-se.
Ver esta publicação no Instagram
O 'shutdown' decorre há 29 dias e é já o mais longo da história dos Estados Unidos. É o resultado de um impasse entre os congressistas democratas e Donald Trump, que exige que o Congresso financie em 4,9 mil milhões de euros o muro que foi promessa eleitoral - uma promessa que Trump chegou a garantir que seria paga pelo México.
Nos dias mais recentes, os media norte-americanos têm dado conta de sondagens que apontam para uma crescente culpabilização de Trump pelo prolongamento do 'shutdown'.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com