Meteorologia

  • 19 SEPTEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 18º MÁX 26º

México anuncia ajudas económicas para desincentivar roubo de combustível

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, anunciou hoje as ajudas económicas que serão entregues nas áreas onde passam oleodutos para desincentivar o roubo de combustível, após um incêndio de grandes dimensões num oleoduto, em Tlahuelilpan.

México anuncia ajudas económicas para desincentivar roubo de combustível
Notícias ao Minuto

18:04 - 22/01/19 por Lusa

Mundo López Obrador

Em conferência de imprensa, o chefe de Estado indicou que os mexicanos vão "enfrentar a infeliz prática de recolher combustível de forma clandestina".

López Obrador expressou a sua confiança em evitar "desgraças" como a que ocorreu na sexta-feira em Tlahuelilpan, no Estado de Hidalgo, centro do México, onde uma explosão de um oleoduto provocou a morte de 93 pessoas, segundo um novo balanço das autoridades mexicanas.

O plano de ajuda para as comunidades onde os oleodutos se cruzam, abrangendo 91 municípios, distribuirá entre 6.000 pesos (276 euros) e 8.000 pesos (367 euros) por família e vai beneficiar 1,68 milhões de pessoas.

Na sexta-feira à tarde, um grupo de residentes no município de Tlahuelilpan, perfurou um oleoduto e começou a roubar combustível de forma muito rudimentar.

Após cerca de duas horas e apesar da presença do exército, que pouco podia fazer para controlar as centenas de pessoas que vinham roubar a gasolina, registou-se uma forte explosão que gerou um incêndio de grandes proporções.

Desde que chegou ao poder a 1 de dezembro, López Obrador desencadeou um combate contra o roubo de combustível dos oleodutos da empresa estatal Pemex, que já provocou milhões de dólares em perdas.

Para este fim, reforçou com milhares de agentes a segurança dos oleodutos e aumentou o transporte da gasolina em camiões cisternas, o que tem causado uma crise de escassez em dez Estados, com estações de serviço fechadas e uma corrida aos combustíveis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório