Medidas de contingência não substituem acordo para Brexit, diz Bruxelas
A Comissão Europeia relembrou hoje que as medidas de contingência apresentadas pela União Europeia para mitigar o impacto de uma saída desordenada do Reino Unido são unilaterais e limitadas no tempo e não substituem o acordo de saída.
© Reuters
Mundo Margaritis Schinas
"As nossas medidas de contingência são unilaterais e limitadas no tempo. Ajudam a assegurar uma abordagem conjunta da União Europeia em caso de não acordo, mas não podem, e não vão reproduzir as benesses reservadas aos Estados-membros, o acordo de saída, nem compensar a falta de preparação das partes interessadas", declarou Margaritis Schinas, porta-voz da CE na conferência de imprensa diária do executivo comunitário, em Bruxelas.
Referindo "não ter nada de novo para oferecer", relacionado com o acordo de saída do Reino Unido do bloco comunitário, o principal porta-voz da Comissão Europeia indicou que os planos de contingência apresentados pelo executivo em 19 de dezembro estão atualmente a ser discutidos pelos colegisladores, ou seja, pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da UE.
"Disse há minutos que não iria comentar qualquer coisa relacionada com o acordo que está em cima da mesa. Não há nada de novo. O próximo passo é a votação na Câmara dos Comuns [agendada para 29 de janeiro]. Não comentarei qualquer frase iniciada por "pode", reiterou, ao ser questionado sobre uma eventual limitação temporal do prazo para o estabelecimento da relação futura entre as partes.
Schinas confirmou ainda que o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o primeiro-ministro irlandês, Leo Vardakar, falaram ao telefone nesta quinta-feira à noite.
"O presidente Juncker voltou a enfatizar a nossa total solidariedade com a Irlanda. As duas partes continuam comprometidas em prosseguir com a cooperação próxima entre a UE e a Irlanda, incluindo na intensificação nas próximas semanas dos planos de contingência para um cenário de não acordo", rematou.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com