Venezuela: Presidente argentino viaja com urgência para o Uruguai
O presidente da Argentina, Mauricio Macri, líder da oposição ao regime de Nicolás Maduro na região, viaja na quarta-feira para o Uruguai para discutir a posição neutral do presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, em relação à Venezuela.
© Reuters
Mundo Mauricio Macri
De acordo com a presidência Uruguaia, a reunião foi pedida de forma repentina e urgente por Mauricio Macri e atendida imediatamente por Tabaré Vázquez e terá a crise na Venezuela como assunto principal.
Mauricio Macri, na Presidência rotativa do Mercosul (Mercado Comum do Sul), formado ainda pelo Brasil, Uruguai e Paraguai, quer resolver as diferenças no bloco, sustentando que a existência de um membro "neutro" possa significar, na prática, que há por parte de um país um apoio ao regime de Maduro.
A Venezuela foi suspensa em 2017 do Mercosul. Na altura, os ministros dos Negócios Estrangeiros do Brasil, da Argentina, do Uruguai e do Paraguai decidiram suspender politicamente a Venezuela do Mercosul "por rutura da ordem democrática" no país.
Todos os outros países do Mercosul já reconheceram o opositor Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela.
Em 2016, o presidente argentino criticou o governo de Maduro devido à alegada violação sistemática dos Direitos Humanos com presos políticos, ferindo a Cláusula Democrática do Mercosul.
Esta critica foi seguida pelos demais membros do bloco, apesar da também inicial resistência uruguaia.
No dia 07, o Uruguai foi o anfitrião da primeira reunião do Grupo de Contacto Internacional (GCI) em Montevidéu que terminou com uma declaração a favor de eleições livres, justas e transparentes na Venezuela, mas sem o aval de Bolívia e México.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com