Japão e Coreia do Sul apoiam conversações dos EUA com Pyongyang
O secretário de Estado norte-americano comunicou hoje o resultado da cimeira entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte aos homólogos da Coreia do Sul e do Japão, que respaldaram a continuidade do diálogo com o regime norte-coreano.
© Reuters
Mundo Diálogo
Depois de participar na cimeira realizada na quarta-feira e quinta-feira, em Hanói, entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, o secretário de Estado Mike Pompeo manteve hoje conversas telefónicas com os ministros dos Negócios Estrangeiros dos dois principais aliados de Washington na região.
Durante a sua conversa com o ministro sul-coreano, Kang Kyung-wha, Mike Pompeo disse que os Estados Unidos pretendem manter a comunicação aberta com Pyongyang, apesar de a cimeira ter terminado abruptamente e sem uma declaração conjunta, de acordo com o ministério dos Negócios Estrangeiros sul-coreano.
O ministro da Coreia do Sul avaliou positivamente a intenção dos Estados Unidos de continuar o diálogo com os norte-coreanos "com paciência" e acordou com Pompeo manter a "estreita coordenação bilateral" ao abordar o processo de desnuclearização da Coreia do Norte, segundo a mesma fonte.
Na mesma linha, Pompeo e o seu homólogo japonês, Taro Kono, sublinharam a importância de alinhar as suas posições no diálogo com Pyongyang, de acordo com o conteúdo de outra conversa telefónica revelada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão.
Kono reiterou a Pompeo o pedido do Japão para aproveitar o diálogo aberto com os norte-coreanos para tentar esclarecer o sequestro de cidadãos japoneses pelo regime, uma questão que, de acordo com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, chegou a ser abordada por Trump durante a cimeira de Hanói.
A segunda reunião entre Trump e Kim terminou sem acordo devido a profundas diferenças nas negociações para desnuclearização a Coreia do Norte, embora após a reunião, ambas as partes tenham mostrado vontade de encontrarem-se novamente.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com