Mais de 700 imigrantes alcançam costas italianas nas últimas horas
Cerca de 775 imigrantes foram localizados nas últimas horas a bordo de cinco embarcações no Canal da Sicília, tendo sido conduzidos à ilha italiana de Lampedusa e a outras localidades da área, informou a Guarda Costeira.
© Lusa
Mundo Lampedusa
As embarcações da Marinha italiana, que foram enviadas para o Canal da Sicília, no âmbito da operação "Mare Nostrum" de ajuda a imigrantes, socorreram durante a madrugada de sexta-feira dois barcos, cada um com 200 pessoas a bordo, junto à costa da ilha de Lampedusa.
Na noite de quinta-feira, duas lanchas da Guarda Costeira italiana recolheram 200 imigrantes de um barco, em que entrava água, a 25 milhas de Lampedusa, e entre os quais se incluíam 53 menores e 39 mulheres, algumas das quais grávidas.
Uma patrulha resgatou também, durante a madrugada, 95 imigrantes eritreus a 103 milhas de Lampedusa, enquanto um barco mercantil colaborou no resgate de 80 outros que estavam a bordo de uma embarcação à deriva.
Do total de 775 pessoas, 201 foram encaminhadas para o centro de acolhimento da ilha de Lampedusa, a "rebentar pelas costuras", segundo as autoridades, dado que conta com 718 imigrantes e tem uma capacidade para alojar apenas 250.
Os restantes imigrantes vão ser conduzidos para outros centros na Sicília.
Este é o maior resgate de imigrantes desde o início da missão humanitária de vigilância no Mediterrâneo, posta em marcha pelo Governo italiano após os trágicos naufrágios, que resultaram em mais de 400 mortos, a 03 de outubro passado, ao largo de Lampedusa, e a 11 de outubro, em águas maltesas.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com