Meteorologia

  • 01 JULHO 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 25º

Portugueses manifestam-se contra encerramento do Consulado

A comunidade portuguesa da região francesa da Normandia manifesta-se no dia 14 de Novembro contra o encerramento do atendimento ao público do Consulado Honorário de Rouen, substituído por presenças consulares, disse hoje à Lusa fonte da organização do protesto.

Portugueses manifestam-se contra encerramento do Consulado
Notícias ao Minuto

12:00 - 25/10/13 por Lusa

Mundo Normandia

O Consulado Honorário de Rouen encerrou o atendimento ao público a 30 de setembro deste ano, altura em que a única funcionária consular atingiu a idade da reforma e não foi substituída.

Joaquim Monteiro, porta-voz do Movimento da População Portuguesa Contra o Encerramento do Consulado em Rouen, disse hoje à Lusa que ficou "bastante surpreendido" quando, na primeira presença consular de 10 de outubro, viu cerca de 150 pessoas fora do consulado "muitas pessoas que percorreram 150 quilómetros e que não foram atendidas".

Segundo Joaquim Monteiro a primeira presença consular funcionou das 10:00 às 15:00, pelo que muitos utentes não conseguiram ser atendidos.

A partir dessa altura, a população começou a reunir-se com o objetivo de se manifestar, por considerar que as presenças consulares não são suficientes para atender os cerca de 48 mil inscritos neste consulado.

"Estamos a fazer uma petição oficial, com os termos de lei necessários para se conseguir qualquer coisa", adiantou Joaquim Monteiro.

O movimento tem distribuído a petição pelos estabelecimentos portugueses da região e conta com o apoio das associações da comunidade locais.

António Peixoto, locutor da rádio que transmite em português naquela região, tem também contribuído para a divulgação das ações do movimento que culmina na manifestação marcada para o dia 14 de novembro, data da segunda presença consular, a partir das 10:00, em frente ao Consulado Honorário de Rouen.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório