Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Pompeo crê que Trump foi enviado por Deus para salvar os judeus

O secretário de Estado norte-americano fez as declarações durante uma entrevista com uma estação cristã.

Pompeo crê que Trump foi enviado por Deus para salvar os judeus
Notícias ao Minuto

16:11 - 22/03/19 por Sara Gouveia

Mundo Estados Unidos

Mike Pompeo, o secretário de Estado norte-americano, afirmou ser "possível" que o presidente Donald Trump tivesse sido enviado por Deus para salvar os judeus do Irão.

As declarações foram proferidas durante uma entrevista com uma estação de televisão cristã - Christian Broadcasting Network -, citada pela BBC, durante a visita de Estado a Israel.

Segundo Pompeo é a sua fé que o faz acreditar nisso. Os comentários surgem durante as comemorações do Purim, a festa judaica que celebra a salvação dos judeus persas do genocídio pela Rainha Ester.

Questionado sobre se, tal como a Rainha Ester, Trump tinha sido 'criado' para um tempo como este, para ajudar a salvar os judeus da ameaça iraniana, Pompeo respondeu: "Como cristão certamente acredito que isso é possível".

"Estou confiante de que o Senhor está a trabalhar aqui", acrescentou.

O secretário de Estado elogiou ainda os esforços feitos pelos Estados Unidos para "garantir que a democracia do Médio Oriente, que este estado judaico, continua".

Durante o périplo pelo Médio Oriente, Pompeo foi fortemente criticado por ter convidado apenas meios de comunicação religiosos para as conferências de imprensa.

Desde que assumiu a presidência, Trump, tem tido posições duras contra o Irão. Em maio de 2018, os Estados Unidos saíram do Acordo anti-nuclear com o país, considerando-o "horrivelmente unilateral". Já esta quinta-feira, o presidente anunciou uma mudança de política para com os Montes Golã, referindo que a área que Israel tinha ocupado à Síria desde 1967 deveria ser considerada território israelita.

Donald Trump deve encontrar-se com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, na próxima semana, quando este se deslocar a Washington para a reunião anual do American Israel Public Affairs Committee (Aipac).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório