Novo Presidente do Cazaquistão quer reforçar amizade com a Rússia
O novo Presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokaïev, prometeu hoje reforçar a "amizade" com a Rússia, na sua primeira visita oficial ao estrangeiro, em Moscovo, duas semanas após a demissão do seu antecessor, Noursoultan Nazarbaiev.
© Reuters
Mundo Visita Oficial
"Vou fazer os possíveis para reforçar ainda mais a amizade entre os nossos povos", afirmou Tokaïev, num encontro com o Presidente russo Vladimir Putin, no Kremlin, em Moscovo.
O Presidente cazaque elogiou as relações "exemplares" entre a Rússia e o seu país desde o início da liderança do seu antecessor, que durou 30 anos.
"Estou convencido de que a sua visita [do Presidente cazaque] permitirá o reforço das nossas relações (...) enquanto aliados", afirmou Vladimir Putin.
Segundo a agência AFP, a Rússia foi o país escolhido para a primeira visita de Tokaïev ao estrangeiro, enquanto Presidente do Cazaquistão, para garantir a política estrangeira entre os dois aliados de longa data.
O ex-Presidente Nazarbaïev, de 78 anos, anunciou a sua demissão no passado dia 19 de março, tendo sido substituído por Kassym-Jomart Tokaïev, Presidente interino do Cazaquistão até às próximas presidenciais, previstas para abril de 2020.
Nazarbaïev, Presidente do Senado até assumir as novas funções, foi também ministro dos Negócios Estrangeiros e primeiro-ministro do Cazaquistão, de 1999 a 2002.
A primeira decisão oficial do político enquanto Presidente interino foi rebatizar a capital do país como Astana, anteriormente denominada NurSultan, o nome do seu antecessor.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com