Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

"Vamos reconstruir Notre-Dame. É o que a nossa história merece"

O presidente francês agradeceu o esforço dos bombeiros, que conseguiram evitar o "pior" e anunciou uma recolha de fundos a nível nacional para a reconstrução do edifício histórico datado do século XII.

"Vamos reconstruir Notre-Dame. É o que a nossa história merece"
Notícias ao Minuto

22:50 - 15/04/19 por Fábio Nunes

Mundo Emmanuel Macron

Emmanuel Macron dirigiu-se à nação francesa, ao final da noite desta segunda-feira, para falar sobre o incêndio de grandes dimensões que destruiu uma parte significativa da catedral de Notre-Dame, um dos ícones de Paris. Na sua intervenção, o presidente francês começou por agradecer o trabalho dos bombeiros.

"Os bombeiros combateram estas chamas com grande profissionalismo e com muita determinação. Um agradecimento de toda a nação", destacou Macron, acrescentando que o "pior foi evitado"

"As próximas horas serão difíceis, mas a fachada e a estrutura principal foram preservadas. Uma palavra para os católicos de França, mas também para os católicos de todo o mundo. Sei o que vocês sentem. Também quero deixar uma palavra a todos os parisienses. Compreendo as emoções dos habitantes da cidade", referiu o líder gaulês.

Macron lembrou a importância que Notre-Dame tem enquanto símbolo para os franceses, não só visual mas também de séculos de história de França.

"Notre-Dame faz parte da nossa literatura, do nosso imaginário. Vivemos os piores momentos, mas também os melhores momentos aqui. Tem sido o epicentro da nossa vida. É um livro de pintura. A catedral de Notre-Dame faz parte de todos os franceses, mesmo aqueles que nunca a viram. Esta história é nossa. Agora arde, arde e sei que esta tristeza, este tremer interior afeta todos os meus concidadãos", salientou o presidente.

A terminar a sua declaração, Macron deixou uma palavra de esperança ao povo francês, salientado que a a partir desta terça-feira o pensamento estará centrado na reconstrução da catedral. "Digo-vos muito solenemente: nós todos vamos reconstruir esta catedral. É um projeto que vamos ter nos próximos anos (...) Vamos reconstruir Notre-Dame. É o que os franceses esperam, é o que a nossa história merece, é o nosso destino profundo", destacou.

O presidente francês anunciou que amanhã vai arrancar uma campanha de angariação de fundos para a reconstrução da catedral de Notre-Dame.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório