Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Mais de 84 mil ruandeses assassinados foram enterrados em memorial

Os restos mortais de 84.437 pessoas assassinadas durante o genocídio de 1994 no Ruanda, descobertos na periferia de Kigali, foram hoje sepultados no Memorial de Nyanza, na capital ruandesa.

Mais de 84 mil ruandeses assassinados foram enterrados em memorial
Notícias ao Minuto

20:57 - 04/05/19 por Lusa

Mundo Genocídio

Os restos mortais das vítimas foram colocados em 82 caixões brancos, numa cerimónia que recordou um genocídio que custou a vida de 800.000 pessoas no total, essencialmente membros da comunidade tutsi.

O Ruanda começou em 07 de abril, data do início do genocídio perpetrado pelos extremistas huto durante 100 dias, um igual período de luto.

"Assinalar o genocídio contra os Tutsi é uma responsabilidade de todos os ruandeses e oferecer-lhes um enterro decente também", declarou hoje o ministro da Justiça, Johnston Busingye.

Os restos mortais destas vítimas só foram encontrados no início de 2018, depois de 143 fossas terem sido descobertas com milhares de dentes, fragmentos de ossos e de vestuário, que se encontravam debaixo de casas, na periferia de Kigali.

Os proprietários das terras onde foram descobertas as fossas foram ameaçados com prisão de forma a assinalarem estes esconderijos, segundo Jean-Pierre Dusingizemungu, que dirige o Ibuka, uma organização que reúne os que escaparam ao genocídio.

"É uma infelicidade que os autores dos massacres, atualmente em liberdade, nunca tenham revelado aos familiares das vítimas onde estavam estas fossas", disse.

Clementine Ingabire, única sobrevivente de uma família de 23 pessoas, ficou grata por sete terem sido agora identificados: "Pelo menos tiveram uma sepultura decente", disse.

"Fui salva por uma mulher hutu que era uma boa amiga da minha mãe. Ela viu-me correr, agarrou-me e escondeu-me. Foi assim que eu sobrevivi", testemunhou.

Anteriormente já foram sepultados os restos de mais 11.000 vítimas no memorial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório