Pela primeira vez desde o referendo catalão, independência em minoria
Assim ditam os resultados da mais recente sondagem.
© Reuters
Mundo Sondagens
Uma sondagem divulgada em Espanha esta sexta-feira mostra que, pela primeira vez desde o referendo, há uma maioria de catalães a opor-se à independência da Catalunha.
Recorde-se que foi em outubro de 2017, e contra Madrid, que o referendo foi levado a cabo.
A vitória de então foi esmagadora mas foi num contexto difícil: houve urnas de voto apreendidas e muitos dos que se opunham à independência optaram por não votar.
De então para cá, as sondagens mostraram sempre uma vantagem, ainda que por vezes marginal, dos apoiantes da independência catalã.
Saliente-se, porém, que a vantagem marginal de quem se opõe à independência cabe dentro da margem de erro - o que nos deixa antever o quão divisória continua a ser esta questão na Catalunha. A sondagem, que envolveu apenas catalães, registou 48.6% de votos contra a independência e 47.2% a favor da separação de Espanha. A margem de erro era de 3,1%.
A sondagem de que a Reuters dá conta foi levada a cabo pelo Centro de Estudos Sociológicos de Espanha e foi conduzida entre entre o dia 30 de abril e o passado dia 6 de maio, isto é, na semana imediatamente a seguir às eleições de 28 de abril, que deram a vitória, sem maioria absoluta aos socialistas.
Já o PP, que estava no poder na altura em que os independentistas catalães tentaram a independência através do referendo, acabou por ser o maior derrotado da noite eleitoral, tendo perdido em particular na Catalunha.
No entretanto, continuam em tribunal as acusações a 12 dirigentes catalães, que estão a ser julgados por sedição. Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol e vencedor das recentes eleições espanholas, já adiantou que é contra a independência catalã. O atual contexto político espanhol, porém, poderá ainda permitir margem uma negociação com a Catalunhaque ao mesmo tempo afaste o 'fantasma' da independência.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com