Vice-chanceler austríaco demite-se após escândalo de corrupção
O vice-chanceler austríaco, Heinz-Christian Strache, foi filmado a prometer a uma suposta sobrinha de um milionário russo a adjudicação de contratos públicos em troca de apoio financeiro.
© Reuters
Mundo Corrupção
Um dia depois de dois jornais alemães terem divulgado que o vice-chanceler austríaco e líder da extrema-direita, Heinz-Christian Strache, foi apanhado, por uma câmara oculta, a prometer a uma suposta sobrinha de um milionário russo a adjudicação de contratos públicos em troca de apoio financeiro, o ministro renunciou ao cargo.
"Apresentei ao chanceler Sebastian Kurz a demissão das minhas funções de vice-chanceler e ele aceitou", disse Heinz-Christian Strache numa conferência de imprensa, assumindo que cometeu "um erro" que não quer que sirva de "pretexto para minar a coligação".
Heinz-Christian Strache, líder do partido de extrema-direita FPÖ e número dois do governo austríaco, formou Governo com o chanceler conservador Sebastian Kurz em dezembro de 2017. Anunciou a demissão este sábado, numa declaração onde garantiu estar de saída apenas para "evitar mais danos ao Governo" e alegou ter sido "vítima de um ataque político direcionado", através da utilização de meios ilegais.
Durante a mesma declaração, anunciou que o ministro dos Transportes, Norbert Hofer, irá substituí-lo.
As filmagens divulgadas esta sexta-feira terão sido gravadas alguns meses antes das eleições legislativas austríacas de 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com