Com tantos assaltos na Cidade do México, telemóveis falsos já proliferam
Assaltantes armados em autocarros são frequentes ao ponto de passageiros já se terem habituado a levar telemóveis falsos consigo.
© Reuters
Mundo Criminalidade
As ideias de negócio nascem da necessidade e oportunidade. Talvez isto ajude a explicar um fenómeno que começa a ser recorrente na Cidade do México: a venda de telemóveis falsos.
A capital do México é uma das cidades mais populosas do mundo e conta também com um elevado nível de criminalidade.
Nos primeiros quatro meses de 2019, houve cerca de 70 assaltos violentos por dia na Cidade do México. A maior parte dos assaltos são cometidos em plena rua. Mas condutores e passageiros de transportes públicos estão também entre as vítimas preferenciais.
São, por isso, frequentes os relatos de grupos de homens armados que entram em autocarros e roubam todos os passageiros.
A este propósito, está em expansão um negócio, como nos revela a Associated Press.
Em causa estão telemóveis falsos que são excelentes réplicas de alguns dos smartphones mais caros do mercado. Custam poucas dezenas de euros, entre 300 a 500 pesos, e contam inclusive com uma pequena placa de metal interior, que ajuda a tornar o objeto mais credível.
A resistência aos assaltos é perigosa, com muitos assaltantes a recorrerem à violência para levar a cabo os roubos. Daí que muitos mexicanos optem por ter à mão um telemóvel falso, que podem assim entregar aos assaltantes.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com