Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Merkel defende escolha entre 'Spitzenkandidaten' e prefere Weber

A chanceler alemã, Angela Merkel, defendeu hoje, em Bruxelas, a manutenção do modelo de "candidatos principais" ('Spitzenkandidat') para a escolha do novo presidente da Comissão Europeia, manifestando apoio ao candidato do Partido Popular Europeu (PPE), Manfred Weber.

Merkel defende escolha entre 'Spitzenkandidaten' e prefere Weber
Notícias ao Minuto

15:30 - 28/05/19 por Lusa

Mundo Angela Merkel

"Estou feliz porque, como chanceler de uma grande coligação da Alemanha, posso dizer que todos os parceiros dessa coligação apoiam a escolha entre os 'candidatos principais'", declarou Angela Merkel, falando aos jornalistas à entrada para o Conselho Europeu informal, no qual os chefes de Estado e de Governo dos 28 vão iniciar as discussões sobre as nomeações para os cargos de topo na União Europeia (UE).

Este é, inclusive, o modelo defendido pela maioria dos grupos políticos representados no Parlamento Europeu, fizeram saber estas bancadas após uma reunião realizada hoje em Bruxelas.

"Também estou satisfeita [...] por a maioria dos grupos apoiar este modelo" de 'Spitzenkandidaten', acrescentou Angela Merkel.

Nas declarações aos jornalistas à entrada para o Conselho, a responsável manifestou também apoio ao candidato do PPE, Manfred Weber, da família política da 'chanceler'.

Angela Merkel apontou que haverá, agora, negociações entre os grupos políticos representados no Parlamento Europeu para chegar a uma decisão sobre o processo de escolha do novo presidente da Comissão Europeia.

"Ainda temos muito tempo até à cimeira" de junho, para a qual é apontada uma decisão final, adiantou a responsável.

O Conselho Europeu deverá tomar uma decisão final na cimeira de 20 e 21 de junho, podendo o futuro (ou futura) presidente da Comissão ser eleito pelo "novo" Parlamento Europeu no mês seguinte.

Há cinco anos, o então candidato principal do PPE, Jean-Claude Juncker, foi eleito líder do executivo comunitário através do processo de 'Spitzenkandidat'.

Este ano, o PPE, ainda que perdendo perto de quatro dezenas de assentos, voltou a ser a força política mais votada nas eleições europeias, mas o respetivo "candidato principal", o alemão Manfred Weber, parece estar longe de conseguir reunir uma maioria, quer no Parlamento, quer em sede do Conselho, pelo que o processo adivinha-se mais complexo do que em 2014.

Na terça-feira, numa entrevista à SIC, o primeiro-ministro António Costa disse que a sua prioridade a nível europeu é a eleição do socialista holandês Frans Timmermans para a presidência da Comissão Europeia, considerando, em contrapartida, que Manfred Weber não tem condições para reunir esse consenso.

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia reúnem-se hoje em Bruxelas, num jantar de trabalho informal, para começar a discutir as nomeações para os mais altos cargos institucionais da UE na sequência das eleições europeias.

A reunião, com início às 18:00 locais (17:00 de Lisboa), tem lugar menos de 48 horas após o encerramento das urnas e é um sinal claro de que o objetivo é tentar chegar o mais cedo possível, já em junho, a um compromisso sobre quem liderará nos próximos anos as instituições europeias, como explicou o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, cujo posto é um dos que irá "mudar de mãos" na sequência das eleições europeias.

Numas negociações que se antecipam complexas, dada a maior fragmentação do Parlamento Europeu -- que exigirá novas alianças --, a grande dúvida reside na "adesão" do Conselho Europeu ao modelo 'Spitzenkandidat', e saber se efetivamente os líderes europeus irão propor para a presidência da Comissão Europeia um dos candidatos principais apresentados pelas diferentes famílias políticas nas eleições deste ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório