Meteorologia

  • 31 OCTOBER 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Supremo ordena libertação de antigo líder da guerrilha colombiana

A Procuradoria da Colômbia deixou hoje em liberdade o antigo líder das FARC Seuxis Paucias Hernandez, conhecido como "Jesus Santrich", acatando uma ordem do Supremo Tribunal de Justiça, que considerou que beneficia de "imunidade" por ter sido nomeado congressista.

Supremo ordena libertação de antigo líder da guerrilha colombiana
Notícias ao Minuto

21:12 - 30/05/19 por Lusa

Mundo Procuradoria

"Neste momento, a Procuradoria dá cumprimento à decisão Supremo Tribunal de Justiça sobre Seuxis Paucias Hernández Solarte. O procedimento é acompanhado por medidas de segurança da Unidade Nacional de Proteção", disse a entidade numa mensagem divulgada na rede social Twitter.

Um dos advogados Santrich, Gustavo Gallardo, disse aos jornalistas que o ex-guerrilheiro deixou a sede da Procuradoria Geral em Bogotá, onde estava detido desde 17 de maio, em direção à sede do partido das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

Santrich deve agora tomar o seu lugar como um membro da Câmara dos Representantes, um dos cinco lugares que foram atribuídos à antiga guerrilha na câmara baixa por um período de oito anos, devido ao acordo de paz assinado em 24 de novembro de 2016.

O Supremo Tribunal ordenou a libertação de Santrich, que foi detido por tráfico de drogas e era solicitada a sua extradição pela justiça norte-americana.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos considerou "lamentável" a decisão de libertar o antigo líder das FARC.

"Consideramos que esta decisão é lamentável", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Morgan Ortagus, assegurando que Washington vai respeitar a decisão do tribunal colombiano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório