Autoridades indianas avistam corpos em busca por alpinistas nos Himalaias
As equipas de busca e salvamento avistaram alguns corpos hoje nos Himalaias durante as operações para localizar oito alpinistas que estão desaparecidos desde a semana passada, disse uma fonte militar indiana à agência de notícias francesa AFP.
© Reuters
Mundo Himalaias
"Os corpos estavam visíveis durante o reconhecimento feito de helicóptero. Encontravam-se na mesma rota que os alpinistas tomaram", disse a fonte, que pediu anonimato.
As autoridades estão a procura desde sexta-feira de um grupo de quatro britânicos, dois americanos, um indiano e um australiano no Nanda Devi, a segunda montanha mais alta da Índia, atingido na semana passada por fortes quedas de neve e avalanches.
O grupo desaparecido, liderada pelo guia britânico Martin Moran, começou a subida da montanha no dia 13 de maio, a partir do acampamento-base de Munsiyari, no estado de Uttarakhand, norte da Índia. A equipa deveria estar de volta ao acampamento-base no dia 26 de maio.
"As probabilidades de sobreviverem são muito, muito baixas a uma altitude de 4.600 a 5.500 metros. É quase impossível que estejam vivos", disse a fonte militar.
A fonte policial disse à AFP que os socorristas iriam tentar chegar ao local onde os corpos foram avistados.
Uma conferência de imprensa oficial é esperada para o final do dia.
Uma autoridade judicial local, Vijay Kumar Jogdande, disse que a expedição de oito membros pretendia escalar a montanha de 6.477 metros e que o contacto com os alpinistas foi perdido depois de uma avalanche.
Jogdande disse que quatro elementos da expedição, todos britânicos, foram resgatados no acampamento-base no domingo, receberam primeiros socorros num hospital na cidade de Pithoragarh e depois lhes foi dado alta hospitalar.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com