Nigel Farage arrisca suspensão temporária no Parlamento Europeu
Em causa está o facto de não ter respondido a questões sobre financiamento do partido. O eurodeputado britânico não reconhece legitimidade a comissão parlamentar.
© Reuters
Mundo Estrasburgo
Nigel Farage, o mais destacado eurocético britânico e o líder do Partido do Brexit, arrisca uma suspensão temporária no Parlamento Europeu, reporta a Sky News.
Em causa está o facto de não ter respondido a questões levantadas sobre cerca de meio milhão de euros que o partido que gere terá recebido sob a forma de ofertas e que não foram declarados.
Farage foi chamado a responder a uma comissão parlamentar sob "a conduta de membros" do seu partido. Porém, o político britânico diz que não reconhece legitimidade àquele órgão. Por essa razão, não deverá responder ao aviso dentro do prazo de 24 horas que lhe deram para responder, o que pode implicar sanções ao eurodeputado.
A mesma Sky News adianta que uma suspensão poderia até impedir Farage de fazer o seu discurso na abertura do novo ano parlamentar, que irá iniciar-se em julho.
Depois de ter estado em Estrasburgo como membro do Ukip, Farage agora voltar a Estrasburgo na sequência das recentes eleições europeias.
Como o Brexit foi adiado, os britânicos tiveram que escolher novos eurodeputados. O partido vencedor - que beneficiou do mau resultado histórico dos conservadores - foi precisamente o Partido do Brexit, um partido criado unicamente na defesa da saída do Reino Unido da União Europeia.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com