Empresário israelita contra empresa para espiar ministro
Um programa televisivo de jornalismo de investigação israelita informou que um dos empresários mais ricos de Israel contratou a empresa de espionagem Black Cube para obter informações sobre um ministro.
© iStock
Mundo Yair Lapid
A Uvda noticiou hoje que o empresário Idan Ofer contratou a empresa em 2014 para obter informações comprometedoras sobre o ministro das Finanças de então, Yair Lapid, e outros dirigentes de topo, como parte dos seus esforços de influenciar a política fiscal relativa aos campos de gás natural que tinham sido descobertos.
A Black Cube tinha ganho notoriedade internacional pelas suas investigações a antigos membros do governo norte-americano de Barack Obama e à sua colaboração com uma das principais figuras de Hollywood, o realizador Harvey Weinstein, caído em desgraça depois de denunciado em vários casos de assédio sexual.
Mas esta notícia da estação de televisão indica que esta parece ser a primeira operação da Black Cube em território israelita.
A Black Cube negou as alegações.
Lapid, que agora é deputado, reagiu garantindo que ninguém influencia as suas decisões e que "continua a trabalhar sem recear quem quer que seja".
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com