Depois de alguns problemas com um supermercado que decidiu revender a cerveja Westvleteren – a preços absurdos -, os monges do mosteiro trapista de Westvleteren, na Bélgica, anunciaram que vão criar uma página online para vender o seu produto.
Sublinhe-se que a cerveja Westvleteren é a cerveja mais procurada do mundo, por causa do número limitado de barris que são produzidos ao ano – apenas 5 mil. Na Bélgica abundam os mosteiros produtores de cerveja, sendo os trapistas de Westvleteren os mais conhecidos.
Até agora, quem quisesse provar aquela que é definida como “a melhor cerveja do mundo” só podia encomendar duas grades, no máximo, a cada 30 dias, por telefone. A linha chegou a receber 85 mil chamadas por hora.
Cada grade, com 24 garrafas, custa cerca de 40 euros, ou seja, menos de dois euros por garrafa. Este valor serve para sustentar o mosteiro e para usar em causas solidárias. A ideia de criar a página online serve para combater a revenda da cerveja a nível local, que pode atingir preços astronómicos.
Porém, mesmo com a possibilidade de encomendar, mantém-se o limite de duas grades por pessoa e continua a ser necessário ir recolher as grades pessoalmente ao mosteiro, conforme indica o Guardian.