De olhos lacrimejantes e exausto. Urso polar aparece em cidade na Sibéria
Especialistas desconhecem o que terá levado o urso polar até à cidade, mas hipótese de se ter perdido não é descartada.
© Zapolyarnaya Pravda
Mundo Norilsk
De olhos lacrimejantes, faminto e exausto. Assim estava um urso polar que se desviou centenas de quilómetros do seu habitat natural no Ártico. O animal caminhou até à grande cidade industrial russa de Norilsk, no norte da Sibéria.
Falamos de uma fêmea que, como detalha o Guardian, estava visivelmente fraca e aparentemente doente. Acabou por deitar-se no chão, onde ficou durante horas, nos subúrbios de Norilsk, levantando-se apenas para farejar comida. As patas, cobertas de lama, denunciam o percurso longo que atravessou para ali chegar.
De acordo com os ambientalistas, este é o primeiro urso polar visto na cidade em mais de quatro décadas. "Ela ainda está a mover-se em torno de uma fábrica, sob observação da polícia e dos serviços de emergência, que estão a garantir a sua segurança e a dos moradores", disse à AFP Alexander Korobkin, funcionário de serviços ambientais.
Esta quarta-feira é esperada uma equipa de especialistas que será responsável por inspecionar o animal e decidir o seu destino.
Oleg Krashevsky, um especialista local em vida selvagem que filmou o urso polar de perto, disse que não é claro o que levou o animal para a cidade, embora não seja descartada a hipótese de este simplesmente se ter perdido.
Referem ainda os responsáveis que acompanham o caso que a crise climática tem prejudicado os habitats dos ursos polares, forçando-os a percorrerem longas distâncias em busca de alimento.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com